domingo, 6 de fevereiro de 2011

Osteologia Veterinária - Esqueleto Axial

O termo esqueleto é aplicado para a armação de estruturas duras (ossos) que suporta e protege os tecidos moles dos animais. Esse esqueleto pode ser dividido inicialmente em três partes: axial, apendicular e visceral.
O esqueleto axial compreende a coluna vertebral, costelas, esterno e crânio. O apendicular inclui os ossos dos membros. E o visceral consiste de certos ossos desenvolvidos na substância de alguma das vísceras ou órgãos moles, como por exemplo, o osso do pênis do cão e o osso do coração do boi e carneiro. O número dos ossos do esqueleto de um animal varia com a idade, dependendo da fusão, durante o crescimento, de elementos esqueléticos que estão separados no feto ou individuo jovem.
O osso é uma substância viva com vasos sanguíneos, vasos linfáticos e nervos. Ele cresce, e está sujeito à doença, e quando fraturado cicatriza. Torna-se mais delgado e mais fraco pelo desuso e hipertrofia-se para suportar o peso aumentado. Os ossos têm uma estrutura orgânica de tecido fibroso e células. Os ossos funcionam como uma armação do corpo e como alavancas para os músculos e inserções de músculos, proporcionam proteção para algumas vísceras (coração, pulmão, encéfalo e medula espinhal), contêm a medula óssea que está relacionada com a formação de células sanguíneas e reservas minerais (como cálcio e ferro). Ele é considerado um órgão hematopoiético, pois é a fonte de eritrócitos, hemoglobina, granulócitos e plaquetas.
O crânio resulta de uniões de ossos pares que formam uma caixa oca rígida, servindo de proteção para o encéfalo, os olhos, a face, orelha e os órgãos do equilíbrio, bem como os órgãos do olfato e da gustação. Esses ossos são separados por articulações imóveis, chamadas suturas. As suturas são mais evidentes nos animais jovens, pois nos adultos pode ocorrer a fusão de alguns ossos, com isso o desaparecimento das suturas. Existe uma articulação na cabeça que é móvel, a da mandíbula com o osso temporal e hióide.

Os ossos que compõem o crânio são: occipital, interparietal, parietal, frontal, nasal, zigomático, temporal, lacrimal, incisivo, maxilar, palatino, vômer, pterigóide, esfenóide (basisfenóide e pré-esfenoide), e mandíbula. A cabeça apresenta numerosos forames, canais e fissuras através dos quais os nervos crânicos e vasos sanguíneos entram e saem.
1) Cabeça
1.1) Crânio - Bovino

  • Forame Supra-Orbitário - Está situado cerca de 2,5 cm medialmente à raiz do processo; Ele é o orifício externo do canal supra-orbital, que passa ventrorrostralmente à órbita.
  • Sulco Supra-Orbitário - O forame está no curso do sulco supra-orbital, que marca o curso da veia frontal. As extyremidades rostrais das partes nasofrontais formam uma incisura que recebe os ossos nasais e ossos suturais (ou wormianos) que são frequentemente encontrados nesta junção (sutura frontonasal).
  • Processo Cornual - Na junção das bordas parietal e lateral está o processo cornual para suportar o cifre (ruminantes). Este processo é de forma cônica alongada e varia grandemente de tamanho, comprimento, curvatura e direção. 
1.2)Crânio - Bovino
  • Osso Parietal- Formam a maior parte do teto do crânio, eles unem-se na linha mediana formando a sutura sagital. O Parietal articula-se com os ossos, interparietal, occipital, frontal,temporal e o basisfenóide. 
  • Osso Frontal - Estão situados nos limites do crânio e da face, entre os parietais  caudalmente  e os nasais rostralmente. Eles também se articulam com o etmóide, lacrimal, asa do pré-esfenóide, palatino,maxila e a parte escamosa e processo zigomático do temporal.  
  • Osso Lacrimal - Estão localizados na parte rostral da órbita e estendem-se rostralmente  sobre a face até a borda caudal do maxilar. Articula-se dorsalmente com os ossos frontal e nasal, ventralmente com o zigomático e maxilar, rostralmente com a maxila e caudalmente com o frontal.
  • Osso Nasal - Estão em posição rostral aos ossos frontais e formam a maior parte do teto da cavidade nasal. Cada um deles articula-se com o do lado oposto, com o incisivo, maxila, lacrimal e frontal.
  • Osso Incisivo - Formam a parte rostral da mandíbula superior e suportam os dentes incisivos. Cada um deles articula-se com o osso do lado oposto, como o nasal, a maxila, e o vômer.
  • Osso Temporal - Forma a maior parte da parede lateral do crânio. Acha-se situado entre o occipital caudalmente, o parietal dorsalmente, o frontal rostralmente e o basisfenóide ventralmente. Também se articula com o côndilo mandibular e com o hióide; o processo zigomático une-se ao zigomático e ao maxilar.
  • Osso Zigomático - Estão localizados entre o lacrimal dorsalmente e a maxila ventral e rostralmente. O processo temporal articula-se com o processo zigomático do temporal.
  • Osso Maxilar -  São os principais ossos da queixada superior  e suportam os dentes molares superiores. Estão situados na porção lateral da face e se articulam com quase todos os ossos faciais bem como o frontal e o temporal.
1.3)Crânio - Bovino
  • Protuberância Intercornual - As bordas parietais formam com os parietais uma grande protuberância intercornual central, o ponto mais alto do crânio.
  • Protuberância Occipital Externa - A protuberância occipital externa na qual insere-se o ligamento nucal e a face de ambos os lados é deprimida e rugosa para inserção muscular.
  • Côndilo do Occipital - As partes laterias apresentam os côndilos do occipital, que se articulam com o atlas. Os côndilos estão dispostos obliquamente, afastados dorsalmente e separados ventralmente por um pequeno intervalo.
  • Forame Magno - O forame magno é largo, tanto que os côndilos são mais afastados, exceto  ventramente, onde a cavidade cranial une-se ao canal vertebral. O forame está delimitado lateral e dorsalmente pelas partes laterais do osso e ventralmente pela parte basilar.
1.4)Crânio - Bovino
  • Forame Infra-Orbitário - O forame infra-orbitário - frequentemente duplo - situa-se dorsalmente ao primeiro dente molar.
1.5)Crânio - Bovino
1.6)Crânio - Bovino
1.7)Crânio - Bovino
1.8)Crânio - Bovino
A coluna vertebral é formada por uma série de ossos chamados vértebras. Ela consiste de uma cadeia mediana, impar, de ossos irregulares que se estendem do crânio à extremidade da cauda. No adulto, certas vértebras fundem-se para formar uma simples massa óssea com a qual o cíngulo pélvico articula-se. As vértebras assim fundidas são designadas vértebras fixadas (ou falsas), distinguidas das vértebras moveis (ou verdadeiras).
A coluna vertebral é subdividida para descrição em cinco regiões, que são designadas de acordo com a parte do corpo na qual as vértebras então situadas. Assim, as vértebras são denominadas cervicais, torácicas, lombares, sacrais e caudais (coccígeas). As vértebras permanecem unidas umas às outras por meio dos discos intervertebrais e ligamentos. A disposição segmentar de vértebras desde o orifício principal do crânio, o forame magno, até o final das primeiras coccígeas, forma um canal vertebral continuo.
2) Coluna Vertebral 
2.1) Vértebra Cervical Atlas - Bovino
  • Atlas - A primeira vértebra cervical é decididamente atípica na forma e na estrutura. O corpo e o processo espinhoso estão ausentes. Tem a forma de um forte anel, do qual se projetam lateralmente duas lâminas curvas que são os processos transversos ou asas. O anel encerra um forame vertebral muito amplo e consiste de duas massas laterais coligadas pelos arcos dorsal e ventral.
  • Forame Alar - Encontra-se em conexão com o forame vertebral lateral por um pequeno sulco.
  • Tubérculo Dorsal - Mediano e côncavo ventralmente.
  • Forame Lateral - O tubérculo dorsal está perfurado de cada lado próximo a sua borda cranial pelo forame vertebral lateral, a borda caudal é profundamente chanfrada; a borda caudal é delgada e côncava.
2.2) Vértebra Cervical Atlas - Bovino
  • Tubérculo  Ventral - No arco ventral em sua face ventral, acha-se o tubérculo ventral, no qual se insere o tendão terminal do músculo longo do pescoço.
2.3) Vértebra Cervical Atlas - Bovino
2.4) Vértebra Cervical Atlas - Bovino
2.5) Vértebra Cervical Atlas - Bovino
2.6) Vértebra Cervical Áxis - Bovino
2.7) Vértebra Cervical Áxis - Bovino
2.8) Vértebra Cervical Áxis - Bovino
2.9) 3ª - 7ª Vértebras Cervicais - Bovino
2.10) 3ª - 7ª Vértebras Cervicais - Bovino
3.1) Vértebras Torácicas - Bovino 
3.2) Vértebras Torácicas - Bovino 
3.3) Vértebras Torácicas - Bovino 
3.4) Vértebras Torácicas - Bovino 
3.5) Vértebras Torácicas - Bovino 
4.1) Vértebras Lombares - Bovino
4.2) Vértebras Lombares - Bovino
4.3) Vértebras Lombares - Bovino
5.1) Vértebras Sacrais - Bovino
5.2) Vértebras Sacrais - Bovino
5.3) Vértebras Sacrais - Bovino
5.4) Vértebras Sacrais - Bovino
5.5) Vértebras Sacrais - Bovino
6.1) Vértebras Coccígeas - Bovino
6.2) Vértebras Coccígeas - Bovino
6.3) Vértebras Coccígeas - Bovino
As costelas são ossos alongados, encurvados que articulam com as vértebras torácicas formando o esqueleto das paredes laterais do tórax. Elas estão dispostas em série aos pares que correspondem em numero às vértebras torácicas. Cada uma articula-se dorsalmente com duas vértebras e é prolongada ventralmente por cartilagem costal. Aquelas que se articulam com o esterno por meio de suas cartilagens são designadas costelas esternais (ou verdadeiras), as restantes são as asternais (ou falsas). As últimas costelas da série que têm suas extremidades ventrais livres e não inseridas a uma cartilagem são chamadas costelas flutuantes.
7.1) Costelas - Bovino
7.2) Costelas - Bovino
7.3) Costelas - Bovino

O esterno é um osso segmentado mediano que completa o esqueleto do tórax ventralmente e articula-se com as cartilagens das costelas. Ele consiste de um número variável de segmentos ósseos, dependendo da espécie, unidos por cartilagem no individuo jovem.
8.1) Esterno - Bovino


REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA: 
Robert G.,1975.Anatomia dos animais domésticos, vol. 1 
H. G. Liebch e H. E. Konig. Anatomia dos animais domésticos, vol. 1 

32 comentários:

  1. Parabéns pela página, tenha certeza que esta monitoria auxilia diversos estudantes!

    ResponderExcluir
  2. Gente Obrigado por Disponibilizar este conteúdo! Nós da Universidade Federal de rondonia estamos iniciando o curso, e nem tem material pra estudarmos! esse trabalho nos ajuda muito!
    postem mais se puderem!
    abraços

    ResponderExcluir
  3. Adorei, super bem explicado! Obrigada.

    ResponderExcluir
  4. muito bom adoro estudar por essas figuras

    ResponderExcluir
  5. Nós da Monitoria de Anatomia d]Veterinária da UFPA, agradecemos pelos comentários a respeito dos materias postados neste blog.
    Em breve estaremos fazendo novas postagens, bem como disponibilizaremos materias para download.Aguardem!!!!

    ResponderExcluir
  6. Muito legal está pagina só assim estou aprendendo osso, parabéns! A visitem nosso site da Universidade Federal de Rondônia- www.veterinariaunir.com

    ResponderExcluir
  7. Valeu por disponibilizar este contéudo, a galera de Veterinaria de Foz do Iguaçu agradeçe.

    ResponderExcluir
  8. Meu nome é Wellington e estudo Medicina Veterinária na FEAD, Belo Horizonte. Gostei muito das fotos e a forma do site. Estão de parabéns!

    ResponderExcluir
  9. Olá, queria tirar um dúvida sobre a figura "3.3) Vértebras Torácicas - Bovino", que diz uma vista lateral, só que eu entendo que seria uma vista cranial, não?

    att.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Está errado sim.. mas não é cranial como você disse, mas sim, uma vista caudal.

      Excluir
  10. O blog tá de parabéns, bem completo!!

    ResponderExcluir
  11. obrigada a todos os responsáveis pelo blog!está é uma ótima fonte de consulta!

    ResponderExcluir
  12. Muito bom viu ,, sou estudante de veterinaria aqui no espirito santo . me ajudou bastante pra prova de anatomia valeu

    ResponderExcluir
  13. O blog está de parabéns! Sou veterinária formada há 12 anos, especializada em acupuntura e me especializando em fisioterapia veterinária. Por conta da especialização estou relembrando a anatomia e achei aqui tudo o que percisava do aparelho locomotor, principalmente as fotos magnificamente descritas com os principais detalhes ósseos. Parabéns pela iniciativa e quero agradecer pelas fotos que estou usando em meu estudo. Caso queiram saber mais sobre minhas especializações ou dúvidas em veterinária, deixo aqui meu contato: vivilewicki@hotmail.com.

    ResponderExcluir
  14. aunque esta en portugues y no entendi algunas partes me fue de mucha ayuda gracias...

    ResponderExcluir
  15. oi..gostaria de saber mais sobre o osso do coração dos bovinos. Segundo meu professor é uma calcificação que ocorre com o decorrer do tempo, mas por que isso ocorre? qual a função desse osso? em todos os bovinos existe esse osso?
    Grata desde já!

    ResponderExcluir
  16. Fernando Gonçalves Simões Pires11 de agosto de 2013 às 21:43

    Gostaria de saber QUANTAS vértebras possuem os bovinos/taurinos e os bovinos/indianos, pois, sei que os zebuínos possuem menos.

    ResponderExcluir
  17. Sou estudante de zootecnia da UFC e estou estudando anatomia animal, esse material é perfeito.

    ResponderExcluir
  18. Muito obrigada pelos posts! Eles têm me ajudado MUITO a estudar! Faço Medicina Veterinária na Universidade Federal de Lavras.

    ResponderExcluir
  19. Salvou minha vida, guria

    ResponderExcluir
  20. Gostaria de saber que tinta vcs usaram para pintar o cranio?
    urgente...de ja agradeço

    ResponderExcluir
  21. esta de parabéns , acho que deveriam posta muito mas coisa esta me ajudando muito !!

    ResponderExcluir
  22. A nitidez das imagens foi o diferencial! Parabéns!

    ResponderExcluir
  23. Ola eu entrei agora na faculdade de medicina veterinária e quero saber quais os ossos que constituem o esqueleto visceral?
    quem pode me responder ae email: robsontavares8@outlook.com

    ResponderExcluir
  24. Muito bom mas tem alguns erros, inclusive a pelve que é axial e está no apendicular.

    ResponderExcluir
  25. gostaria de saber se na imagem 1.3 do crânio do o que esta na cor cinza é o osso interparietal. na imagem não fala o que é

    ResponderExcluir
  26. Queria agradecer pelas disponibilizações das figuras e por continuarem o blog. Está me ajudando bastante!!

    ResponderExcluir
  27. MUITO BOM!! AJUDOU MUITOOO

    ResponderExcluir

Deixe aqui o seu comentário