domingo, 17 de abril de 2011

Introdução à Sindesmologia (Artrologia) e Generalidades

Uma Articulação ou Juntura é formada pela união de dois ou mais ossos ou cartilagens por outro tecido. Osso é a parte fundamental da maioria das articulações; em alguns casos um osso e uma cartilagem, ou duas cartilagens, formam uma Articulação. O meio de união é o tecido fibroso principalmente ou cartilagem, ou uma combinação de ambos.

Classificação das Articulações:

As Articulações podem ser classificadas: Anatomicamente, de acordo com o seu modo de desenvolvimento, a natureza do meio de união e a forma das faces articulares; Fisiologicamente, em relação à liberdade e ao grau de movimento ou à ausência de mobilidade nelas; e por uma combinação de características das duas anteriores.
As Articulações variam quer quanto à estrutura como quanto à disposição dos seus elementos e frequentemente são caracterizadas por funções particulares. Entretanto, elas apresentam certas características quer estruturais como funcionais que podem classificá-las em três tipos: Articulação Fibrosa (Anteriormente denominada Sinartrose); Articulação Cartilaginosa (Anteriormente denominada de Anfiartrose); e Articulação Sinovial (Anteriormente denominada de Diartrose).

1) Articulações Fibrosas:
Neste grupo os segmentos estão unidos por tecido fibroso de tal modo que praticamente impedem os movimentos, assim, elas são frequentemente denominadas articulações imóveis. Não apresentam cavidade articular e a maioria destas articulações é temporária em razão do meio de união ser invadida pelo processo de ossificação, resultando numa Sinostose.

Principais Classes de Articulações Fibrosas:

Sutura - Este termo aplica-se ás articulações da cabeça na qual os ossos adjacentes são intimamente unidas por tecido fibroso os ligamentos suturas.

Sindesmose - Neste tipo o meio de união é constituído ou de tecido fibroso branco ou de tecido elástico ou mesmo uma mescla de ambos.

Gonfose - Este termo é algumas vezes aplicada para a implantação dos dentes nos alvéolos. A gonfose não é corretamente considerada uma articulação, em absoluto, visto que os destes não fazem parte do esqueleto.

2) Articulações Cartilaginosas:
  Os ossos das articulações estão unidas por fibrocartilagens hialina, ou uma combinação de ambas.

Principais Classes de Articulações Cartilaginosas:

Sincondrose (Art.de Cart. Hialina)Este tipo de articulação é um tipo temporário, visto que a cartilagem converte-se em osso antes da idade adulta. A cartilagem hialina que une os ossos é uma porção persistente de esqueleto cartilaginoso do embrião. As epífises e a diáfise de um osso longo estão unidas por uma placa epifisária cartilaginosa nos animais jovens. A maioria das articulações ou cartilagem hialina é substituída quando cessa o crescimento.

Sínfise (Articulações Fibrocartilaginosas) - Estas articulações representam articulações nas quais os ossos contidos estão unidas por fibrocartilagens durante alguma fase de sua existência. Uma limitada e variável quantidade de movimentos pode existir nestes tipos de articulações.

· Articulações Sinoviais:
      Este grupo de articulações, é caracterizado pela presença de uma cavidade articular com uma membrana sinovial na cápsula articular e por sua mobilidade.

Articulações Simples: É aquela formada por duas superfícies articulares.

Articulações Compostas: Forma-se com várias superfícies articulares.

As seguintes Estruturas entram na sua Formação:

Superfície Articular – As faces articulares são na maioria dos casos lisas, e variam muito quanto à forma. São constituídas de Tecido Ósseo Denso Especial, que difere histologicamente da substância compacta ordinária. Em certos casos a superfície acha-se interrompida por cavidades não articulares, denominadas Fossas ou Fossetas Sinoviais.

Cartilagem Articular – As cartilagens articulares, geralmente do tipo hialino, revestem as superfícies articulares dos ossos. Comumente tendem a acentuar a curvatura do osso.

Cápsula Articular – A cápsula articular é, na sua forma mais simples, um tubo cujas extremidades estão inseridas ao redor das superfícies articulares. Compõe-se de duas camadas – uma externa constituída de Tecido Fibroso, e uma interna, a Camada ou Membrana Sinovial.

Os Tendões que ultrapassam uma articulação podem substituir parcialmente a Camada Fibrosa; Partes da cápsula podem igualmente sofrer um espessamento e deste modo formarem-se os Ligamentos, que não são dissociados, exceto artificialmente, do restante da cápsula.

A Membrana Sinovial reveste a cavidade articular, exceto sobre as Cartilagens Articulares, detendo-se normalmente pela sua periferia. Ela é uma delgada membrana, ricamente suprida por uma complicada rede de Vasos e Nervos. A membrana sinovial secreta um liquido, a Sinovia, que lubrifica a articulação, ela assemelha-se a clara de ovo, mas apresenta uma tonalidade amarelada. Também serve para transportar material nutritivo para a cartilagem hialina articular.
Outras estruturas que entram na constituição das articulações são os Ligamentos, Discos e Meniscos Articulares, e as Cartilagens Marginais.

Ligamentos – Os Ligamentos são fortes cintas ou membranas, geralmente compostos de Tecido Fibroso Branco, que unem os ossos entre si. Eles são praticamente inelásticos. Entretanto, em poucos casos, o Ligamento Nucal são compostos de Tecido Elástico.
Os Ligamentos podem ser subdivididos, de acordo com sua posição, em peri ou extra-articulares e intra-articulares. Os Ligamentos extra-articulares estão frequentemente fusionados com a cápsula fibrosa ou fazendo parte dela. Os que estão situados nos lados de uma articulação denominam-se de Ligamentos Colaterias.
Os Ligamentos Intracapsulares, embora dentro da cápsula fibrosa, não estão dentro da cavidade articular. A membrana sinovial reflete-se sobre elas. Aqueles que põem em conexão direta com superfícies ósseas opostas denominam-se Ligamentos Interósseos.
Em muitos pontos, músculos, tendões e espessamento da fáscia funcionam como ligamentos e aumentam a segurança da articulação.

Discos e Meniscos Articulares – Estes elementos são Placas de Fibrocartilagem ou Tecido Fibroso Denso embutidos entre as cartilagens articulares; Eles dividem a cavidade articular parcial ou completamente em dois compartimentos.Tornam mais congruentes certas superfícies articulares, permitem maior amplitude e variedade de movimento e diminuem a concussão.

Cartilagem Marginal – A Cartilagem Marginal é um anel de fibrocartilagem que rodeia a borda de uma cartilagem articular. Amplia a cavidade e contribui na prevenção de fraturas da borda articular.

Vasos e Nervos – As Artérias formam Anastomoses ao redor das grandes articulações e fornecem ramos para as extremidades dos ossos e para a cápsula articular. A membrana sinovial possui uma emaranhada rede de Capilares, está rede forma alças ao redor das bordas das cartilagens articulares, mas normalmente não penetram nelas. As Veias formam Plexos. A membrana sinovial é igualmente bem suprida de Vasos Linfáticos.
As Fibras Nervosas são especificamente numerosas na membrana sinovial e ao seu redor, e existem terminações nervosas especiais, que interferem nos impulsos proprioceptivos, bem como fibras dolorosas. Fibras Vasomotoras e Vasos Sensoriais servem para controlar os vasos sanguíneos.

As Articulações Sinoviais podem ser classificadas sob diferentes aspectos:

1 – De acordo com o Número de Ossos que Formam a Articulação:

Articulações Simples; quando dois segmentos ósseos são participantes.
Exemplo: Articulação do Ombro

Articulações Compostas; quando mais de dois ossos são formadores.
Exemplo: Articulação do Carpo

2 – De acordo com os tipos de Movimento:

2.1) Articulações de Um Só Eixo:
Articulação em Dobradiça (Gínglimo); na qual o eixo da articulação se posiciona obliquamente ao eixo maior do osso.
Exemplo: Articulação do Cotovelo

Articulação em Cone (Trocóide); na qual o eixo da articulação se posiciona paralelamente ao eixo maior dos ossos.
Exemplo: Articulação entre a 1ª e a 2ª Vértebras Cervicais

Articulação de Dois Eixos

Articulação em Sela (Selar)
Exemplo: Ossos do dedo do Pé

Articulação Elipsóide
Exemplo: Entre o Osso Occipital e a 1ª Vértebra Cervical

Articulação de Muitos Eixos
Exemplo: Articulação do Ombro e a Articulação Coxofemoral

Articulação Rígida (Anfiartrose)
Exemplo: Articulação Sacrilíaca

3 – De acordo com a Forma das Superfícies Articulares:

Articulação Esferóide
Exemplo: Articulação Coxofemoral e Escapulo – Umeral

Articulação Elipsóide
Exemplo: Articulação entre o Osso Occipital e a 1ª Vértebra Cervical

Articulação Cilíndrica



REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA: 
Robert G.,1975.Anatomia dos animais domésticos, vol. 1 
H. G. Liebch e H. E. Konig. Anatomia dos animais domésticos, vol. 1 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário