sexta-feira, 8 de abril de 2011

Introdução à Miologia e Generalidades


Nos organismos multicelulares, as células musculares possuem as propriedades de contratilidade e condutividade.
O Tecido Muscular é classificado, tanto morfologica como funcionalmente, como Liso ( involuntário, não estriado), Cardiaco ( involuntário, estriado) ou Esquelético (voluntário, estriado).
O Músculo Liso ocorre principalmente como massas de células, de formato fusiforme, nas paredes dos órgãos ocos e vasos sanguíneos, no globo ocular e nos folículos pilosos. As concentrações são fracas mas, sustentadas e, na maioria dos casos, ritimicas. A ação não esta sob o controle da vontade.
As fibras do músculo cardiaco possui estriações transversais e estão dispostas em massas irregulares, com as extremidades de determinadas fibras entrando em contato com os lados de outra. As contrações ocorrem involuntariamente.
O Músculo Esquelético consiste em feixes de fibras multinucleadas. Cada fibra contém miofibrilas dispostas longitudinalmente em uma matriz de sarcoplasma que esta limitada por uma fina membrana, o sarcolema. Os núcleos estão dispostos periféricamente, a fibra parece ser estriada transversalmente devido à alteração dos miofilamentos espessos e finos das miofibrilas. As fibras normalmente não se estendem por todo o comprimento do músculo. Elas terminam ao afixarem-se as tecido conjuntivo investidor, embora algumas delas possam ser dispostas mais ou menos de extremidade à  extremidade. Ao redor de cada fibra, externamente ao sarcolema, há uma fina camada de tecido conjuntivo(Endomísio). Cada feixe de fibras(fasciculo) está circundado por uma maior quantidade de tecido conjuntivo(Perimísio). A camada externa ao redor de todo o músculo é o Epimísio.
O tecido conjuntivo distribuido no músculo ou em seu redor varia do denso até o frouxo na sua consistência. As membranas de tecido conjuntivo que separam os músculos uns dos outros e os firmam na posição são denominados de Fáscia. Normalmente a camada definitiva que investe os grupos de músculos e que envia septos intermusculares é Fáscia Profunda. Uma camada mais frouxamente agrupada à pele superfícial. Massas consolidadas de tecido conjuntivo, nas extremidades do músculo, formam tendões que se inserem no perióstio, do qual se estendem pequenos processos para dentro de depressões em áreas ásperas dos ossos.
O Tendão normalmente é mais fino que o músculo as áres musculares inserção são normalmente mais lisas, mas podem ser representadas por linhas indistintas. As inserções tendinosas poderão produzir proeminências ósseas. Sulcos são formados quando os tendões passam sobre superfícies ósseas.

De acordo com as estruturas e as ordenações das fibras, é possivel diferenciar alguns tipos de músculos:
  • Músculo Unipenado: Com duas intersecções tendinosas que se posicionam paralelamente ao longo do músculo;
  • Músculo Bipenado: Apresenta intersecção tendinosa dupla;
  • Músculo Multipenado: Com várias intersecções tendinosas; 
De acordo com a forma do músculo podemos diferenciar:
  • Músculo Fusiforme;
  • Músculo Plano (cuja o tendão de forma laminar é denominado de aponeurose);
  • Músculo de Duas Cabeças;
  • Músculo de Três Cabeças;
  • Músculo de Quatro Cabeças;
  • Músculo de Dois Ventres;
  • Músculo Orbicular;
  • Músculo Esfinctérico;
Dessa forma, a posição e a função dos músculos, de partes dos músculos ou de grupos de msculos estão modificados em diferentes clases de mamiferos.



REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA: 
Robert G.,1975.Anatomia dos animais domésticos, vol. 1 
H. G. Liebch e H. E. Konig. Anatomia dos animais domésticos, vol. 1 



Um comentário:

  1. poxa gostaria muito de ver a imagem dos musculo citados acima com urgencia to querendo fazer um trabalho grande e preciso muito das imagens

    ResponderExcluir

Deixe aqui o seu comentário