domingo, 17 de abril de 2011

Introdução à Espacnologia e Generalidades

As visceras são normalmente consideradas como sendo os órgãos incluidos na esplanenologia. A raiz splacchnon significa órgão interno, que corresponde oa primeiro concluido de viscus( isto é, singular de visceras). No sentido restrito, esplancnologia inclui apenas os órgãos pertencentes aos sistemas que mantêm a vida do individuo e garantem a continuidade da espécie. Os sistemas de manutenção são Digestivo, o Respiratório, e o Urinário, o da Reprodução, o Sistema genital.
O Sistema Digestivo trata dos alimentos, o Respiratório, dos gases. O Sistema Urinário remove os resíduos, como também o fazem os dois outros sistemas, para manter o equilibrio metabólico e, consequentemente, o da vida em si. Os sistemas genital masculino e feminino perpetuam a espécie.
No sentido lato, a esplancnologia compreende todos os sistemas incluindo no sentido restrito, bem como os órgãos do sistema vascular( baço,coração) e o sistema endócrino.

Arquitetura funcional das visceras :

As visceras podem ser definidas em termos anatômicos: São órgãos com ou sem uma cavidade, sempre circundada por camadas especiais e, se ocos, forrados por elas. Quer ocas ou sólida, em sua maioria, as visceras são proeminentes nas cavidades do corpo.
Como regra, as visceras ocas possuem uma grande cavidade, enquanto que as visceras parenquimatosas podem ou não ser formadas por massas de túbulos. As visceras tipicas seguem principios estruturais de tubulação e estratificação. São órgãos ocos com paredes constituidas por varias camadas, e estão mais ou menos intimamente relacionadas com os sacos peritoneal, plural e pericárdio.
A maioria das visceras possui camadas (Túnicas) conforme segue: Serosa, Muscular e Mucosa.

Camada Externa: A camada externa de uma viscera pode ser denominada tunica serosa, adventícia, capsula ou tunica fibrosa ou tunica albuginea, como são encontradas em diferentes orgãos.A Túnica Serosa é o peritônio visceral, a pleura visceral ou o pericárdio visceral (Epicárdio). Esta é a lâmina desses sacos que cobre a viscera e continua com a porção parietal da membrana de nome semelhante; peritonio para intestino,pleura para os pulmões e pericardio para o coração. No caso do do utero é denominado perimetrio. Uma viscera pode não estar relacionados ao sacos serosos e então terá a camada externa formada por tecido conjuntivo; por exemplo, a parte cervical do esôfago (Túnica Adventicia) a Glândula Tireóide(Cápsula Fibrosa). O rim tem, além de sua cápsula fibrosa uma cápsula externa adiposa.A Tela Subserosa, formada por tecido conjuntivo frouxo, esta localizada entre a camada serosa e a camada muscular, e permite a ocorrência de modificações fisiológicas no volume da cavidade visceral.

Camada Média: A camada seguinte, profundamente à camada externa é a túnica muscular formada por fibras musculares lisas, estriadas ou cardíacas. É responsável movimentos das paredes como estas agem sobre o conteudo da cavidade. A ação das paredes sobre o conteúdo pode ser compressão ou propulsão. A Musculatura Circular pode bloquear a entrada ou a saída da cavidade de um órgão.As Musculaturas Lisas e Estriadas podem ser encontradas juntas em ambas as extremidades do trato alimentar, no esôfago  e no canal anal.A Musculatura Lisa tende a ser contínua, formando camadas extensas, enquanto que as Fibras Musculares Estriadas têm a tendência de estar dispostas como músculos individuais.

Camada Interna: A camada interna é a túnica mucosa; que forra vísceras, e compreende a lâmina própria da mucosa, a lâmina muscular da mucosa e a tela submucosa.

Túnica Mucosa: É assim denominada porque pode produzir muco, que fornece uma camada viscosa para a superfície relacionada com o lúmen da víscera.

Tela Submucosa: Forra a superfície profunda da túnica muscular. Consiste essencialmente em Tecido Conjuntivo, que é denso onde a tela está intimamente aderente à mucosa lisa. Outros componentes da mucosa são o Epitélio, a Lâmina Própria, a Lâmina Muscular da Mucosa e as Estruturas Linfóides.

A Lâmina Própria constitui a estrutura ou o esqueleto da mucosa, desempenhando essencialmente um papel de suporte.
A Lâmina Muscular da Mucosa é composta de uma a três camadas de fibras musculares lisas.



REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA: 
Robert G.,1975.Anatomia dos animais domésticos, vol. 1 

Um comentário:

Deixe aqui o seu comentário