sábado, 5 de março de 2011

Conhecendo a Anatomia


A anatomia é um ramo da ciência que estuda a forma e estrutura dos organismos. Portanto, está intimamente ligada à fisiologia, que estuda as funções das estruturas do organismo.
Antigamente por causa das condições de estudos a anatomia era vista só de um ponto macroscópico. Mas, com o seu desenvolvimento e exigências da ciência introduziu-se o estudo microscópico, onde se permitiu o estudo das estruturas de microorganismos. Essa ciência anatômica microscópica foi denominado de histologia.
No estudo da anatomia se utiliza muito da anatomia comparada que acaba dando brechas para a idealização das estruturas de espécies extintas. Contudo, o estudo para a formação de médicos veterinários é mais descritivo, tendo o objetivo de formação profissional. Para isso, são utilizados três métodos principais - o estudo da anatomia sistemática, topográfica e aplicada.
A anatomia sistemática é importante para o conhecimento das estruturas, sendo subdividida em osteologia (osso, cartilagem), sindesmologia (articulações, ligamentos), miologia (músculos), esplancnologia (vísceras), angiologia (Órgãos da circulação), neurologia (sistema nervoso), órgãos de sentido, tegumento (revestimento do corpo). O estudo da anatomia topográfica também é importante pra a formação de estudantes de medicina, pois é com esse conhecimento que o médico consegue desenvolver o seu trabalho em espécies vivas, por exemplo em uma cirurgia.
A anatomia topográfica exige um conhecimento minucioso da anatomia sistemática, e a relação de ambas na cirurgia, diagnóstico ao olhar e outros ramos práticos é denominada anatomia aplicada. Portanto, o conhecimento de todos esses elementos é fundamental para a formação de um Médico Veterinário. 

Histórico da Anatomia

Lição de anatomia do Dr. van der Meer 
Quadro de van Mierevelt, 1617. Museu de Delft


Acredita-se que os primeiros estudos foram feitos pelos egípcios, por meio da técnica de mumificação que lhes permitiu conseguir um importante conhecimento sobre a anatomia humana. Depois vieram os Mesopotânios, que se dedicaram principalmente ao estudo de cavalos, sendo por isso considerados os precursores da Anatomia Veterinária. Outros povos que estudaram muito a anatomia veterinária nessa época foram os chineses. Sabemos que a medicina oriental desde os primórdios é muito diferente da ocidental. Isso é devido ao continuo estudo da anatomia para localização de pontos de pressão e acupuntura.
Os Anatomistas da antiguidade sempre estudaram escondidos, pois a dissecação de cadáveres era proibida por ser considerada um abuso. Dentre esses anatomistas teve Galeno, estudou muitos animais e fez alusão ao ser humano. Ele acreditava que o espirito estava nos ventrículos encefálicos e que o coração era a sede dos sentimentos. Por meio de experimentos demonstrou, pela primeira vez, que as artérias conduzem sangue e não ar, como se acreditava. Distinguiu os ossos com e sem cavidade medular e também descreveu a caixa craniana e o sistema muscular.
Alguns artistas da antiguidade, como Leonardo da Vinci e Michelângelo, também foram considerados grandes anatomistas pois registravam nos seus desenhos tanto a anatomia normal quanto a patológica. O primeiro conseguiu demonstrar que o olho era solido e não liquido, enquanto que o segundo dedicava-se a registrar a anatomia funcional da musculatura.
Com o passar dos anos, viu-se a necessidade de se criar faculdades de Medicina Veterinária, e com isso se instituíram os laboratórios. A primeira escola de Anatomia  a se destacar na Europa foi a escola de Salerno, onde era feita a dissecação de forma efetiva  em animais, acompanhando os livros de Galeno.